quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Infonet: Informação na Net - Parte 2

Relações Interpessoais e a Internet


Daniela Lima



Para entender o conceito de Relações Interpessoais, primeiramente precisamos entender o significado de alguns termos como: Personalidade e Comunicação.
Define-se a Personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros, ou seja, o conjunto de características que determinam a sua individualidade pessoal e social.
A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo, mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais. Os fatores que determinam a personalidade são: herança biológica, o ambiente e a idade.
A base para a melhoria das relações interpessoais é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria, que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento.
Já Comunicação é o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar o comportamento das pessoas.
Dentre os meios de comunicação existentes, a Internet passou a ser um novo e determinante meio de comunicação que está mudando as formas de relacionamento entre pessoas.
Assim, podemos conceituar relações interpessoais como capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais.
As relações interpessoais através da Internet vêm se tornando cada vez mais complexas e refletem uma nova realidade que podemos caracterizar como mundo virtual.
Após o surgimento da Internet, várias pessoas em todo o mundo passaram a trocar momentos de sua vida real pela virtual.
Conhecer pessoas pela Internet já é mais que um fato nos dias de hoje, virou hábito entre muitas pessoas.
Num ambiente de Chat, Orkut, MSN, as amizades podem durar minutos, horas, dias ou anos. Tudo depende da disponibilidade e interesse das pessoas. A troca de informações pessoais, de revelações individuais, da identificação com o outro através das afinidades que são descobertas entre as duas pessoas, se desenvolve de acordo com a personalidade de cada pessoa.
Através dos programas de bate-papo e do espaço livre para escrever, a pessoa sente que suas emoções podem ser expressadas e sentidas com a mesma ou maior intensidade que são sentidas na vida real.
Entretanto, a Internet que une pessoas e faz casais em todo mundo, também cria obstáculos que são próprios dos relacionamentos virtuais. A distância física é um obstáculo difícil de suportar, que termina causando tristes finais nos relacionamentos.
Outro problema nas relações virtuais é o mal entendimento do que se escreve. A pessoa é forçada a criar formas diferentes de expressão, de acordo com o assunto que está sendo abordado, já que não é possível perceber a reação da pessoa naquele momento, não se sabe o que realmente ela queria expressar.
A Internet mudou o jeito das pessoas se relacionarem. Hoje podemos compartilhar não apenas nossos arquivos e informações, mas principalmente nossas emoções e sentimentos.

Referências Bibliográficas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Personalidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento

VALLE, Edênio. Educação Emocional: Teoria e Prática na Escola de 1o grau, Curso Laboratório. 1a edição. São Paulo: Olho D'água, 1997.152 p.

GARDNER, H.; Kornhaber, M.; Wake, W. Inteligência: Múltiplas Perspectivas. Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Arte Médicas, 1998. 356p.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial