Infonet: Informação na Net

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Infonet: Informação na Net - Parte 4

UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA PERTO DE VOCÊ!!

VENHA!!

Geane Quindeler

O CEDERJ - Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - é um consórcio formad o pelas seis universidades públicas sediadas no Estado - UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFFR e UNIRIO c om o objetivo fundamental de democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.

O acesso aos cursos de graduação é feito a partir da aprovação em um concurso vestibular do consórcio Cederj. O estudante fará tanto o vestibular quanto todo o curso de graduação sem sair de sua cidade, através de um processo de ensino e aprendizagem semipresencial.
O aluno do Cederj é, na realidade, um aluno regularmente matriculado em uma das universidades públicas consorciadas, dependendo do curso e do pólo regional a que está vinculado, recebendo diploma equivalente dos alunos presenciais.

  • Tecnologia da Computação

  • Licenciatura em Matemática

  • Pedagogia para as séries iniciais

  • Licenciatura em Física

  • Administração

  • Licenciatura em Química

  • Licenciatura em Ciências Biológicas


Pré-Vestibular Social

O Pré-Vestibular Social, totalmente gratuito, inclusive o material didático, disponibilizou 9630 vagas em fevereiro de 2007. Para o Intensivo, cujas aulas terão início em 04 de agosto de 2007, estão sendo oferecidas 3080 vagas. O Pré-Vestibular Social está presente em 36 unidades denominadas pólos , em 27 municípios, com quatro turmas também no Complexo Penitenciário de Bangu.

Site:www.cederj.edu.br


Cursos de Extensão

A Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj oferece cursos gratuitos de formação continuada para professores nas seguintes áreas:


Os cursos são oferecidos na modalidade semipresencial em 23 pólos regionais.

O calendário prevê três períodos de aulas por ano.


3º trimestre

Inscrições: 20 de agosto a 10 de setembro
Resultado da seleção: 13 de setembro
Período de confirmação de inscrição: 13 a 20 de setembro

Período letivo: 24 de setembro a 8 de dezembro
Envio da documentação: até 27 de setembro
Avaliação presencial: 08 de dezembro

Site:www.cederj.edu.br/extensão


III FECTI

Feira de ciência,Tecnologia e Inovação do Estado do Ro de Janeiro.10 e 11 de nov/07

Exposição e premiação dos trabalhos

informações (21) 25681226

Venha participar da 1ª Semana Acadêmica do Pólo de Paracambi !!

A programação da Semana Acadêmica contará com: sessões de cinema, palestras e minicursos de professores da UERJ, UFRJ e UFF.

Mais informações : (21) 3693.3078

Infonet: Informação na Net - Parte 3

Considerações

Música e poesia

Gabriela Reis

Música e poesia, caminham juntas. É impossível pensar em música, sem pensar em poesia. E ao longo dos tempos, grandes poetas confundem-se ou fundem -se com grandes compositores. São inúmeros os exemplos que temos em nossa pátria amada, de poetas compositores e compositores poetas. Entre eles, citamos o inesquecível Renato Russo; que em uma de suas obras nos ensinou em grande poesia que “É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÔ. E se partirmos deste principio, conseguiremos encher de poesia não só nossa música brasileira ou nossos livros literários, mas também as nossas vidas e as vidas das pessoas que amamos. Conseguiremos talvez, ensinar nossos jovens a amar . E assim; construir um futuro melhor. Ensine MÚSICA, ensine POESIA, ensine AMOR.

Infonet: Informação na Net - Parte 2

Relações Interpessoais e a Internet


Daniela Lima



Para entender o conceito de Relações Interpessoais, primeiramente precisamos entender o significado de alguns termos como: Personalidade e Comunicação.
Define-se a Personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros, ou seja, o conjunto de características que determinam a sua individualidade pessoal e social.
A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo, mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais. Os fatores que determinam a personalidade são: herança biológica, o ambiente e a idade.
A base para a melhoria das relações interpessoais é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria, que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento.
Já Comunicação é o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar o comportamento das pessoas.
Dentre os meios de comunicação existentes, a Internet passou a ser um novo e determinante meio de comunicação que está mudando as formas de relacionamento entre pessoas.
Assim, podemos conceituar relações interpessoais como capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais.
As relações interpessoais através da Internet vêm se tornando cada vez mais complexas e refletem uma nova realidade que podemos caracterizar como mundo virtual.
Após o surgimento da Internet, várias pessoas em todo o mundo passaram a trocar momentos de sua vida real pela virtual.
Conhecer pessoas pela Internet já é mais que um fato nos dias de hoje, virou hábito entre muitas pessoas.
Num ambiente de Chat, Orkut, MSN, as amizades podem durar minutos, horas, dias ou anos. Tudo depende da disponibilidade e interesse das pessoas. A troca de informações pessoais, de revelações individuais, da identificação com o outro através das afinidades que são descobertas entre as duas pessoas, se desenvolve de acordo com a personalidade de cada pessoa.
Através dos programas de bate-papo e do espaço livre para escrever, a pessoa sente que suas emoções podem ser expressadas e sentidas com a mesma ou maior intensidade que são sentidas na vida real.
Entretanto, a Internet que une pessoas e faz casais em todo mundo, também cria obstáculos que são próprios dos relacionamentos virtuais. A distância física é um obstáculo difícil de suportar, que termina causando tristes finais nos relacionamentos.
Outro problema nas relações virtuais é o mal entendimento do que se escreve. A pessoa é forçada a criar formas diferentes de expressão, de acordo com o assunto que está sendo abordado, já que não é possível perceber a reação da pessoa naquele momento, não se sabe o que realmente ela queria expressar.
A Internet mudou o jeito das pessoas se relacionarem. Hoje podemos compartilhar não apenas nossos arquivos e informações, mas principalmente nossas emoções e sentimentos.

Referências Bibliográficas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Personalidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento

VALLE, Edênio. Educação Emocional: Teoria e Prática na Escola de 1o grau, Curso Laboratório. 1a edição. São Paulo: Olho D'água, 1997.152 p.

GARDNER, H.; Kornhaber, M.; Wake, W. Inteligência: Múltiplas Perspectivas. Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Arte Médicas, 1998. 356p.


Infonet - Informação na Net

Psicopedagogia e Tecnologia

Cristina Fonseca


A Psicopedagogia utiliza-se de diversos recursos para a realização do diagnóstico em cada uma de suas etapas. Recentemente o computador começou a fazer parte deste conjunto de recursos utilizados. Através de relatos apresentados em congressos e encontros de Psicopedagogia, podemos constatar que o computador é aplicado nas mesmas etapas por diferentes profissionais. Dentre as quais as preferidas são as que se assemelham as sessões lúdicas centradas na aprendizagem (para crianças) e as que seriam dedicadas à complementação com provas e testes.

Autores como Weiss (1992) e Oliveira (1996) têm sido referência no uso do computador no diagnóstico e já apresentam algumas conclusões:

Crianças e adolescentes realmente mergulhavam, por assim dizer, no que estavam fazendo, mantendo um nível de atenção mais intenso e prolongado, desvencilhando-se progressivamente da minha tutela [...]. Começo a vê-lo como um grande e inseparável instrumento de pesquisa e terapia junto a crianças e adolescentes (Oliveira, op. cit., p. 149).

Nesta direção, torna-se fundamental a compreensão da informática no desenvolvimento e enriquecimento do pensamento de crianças e adolescentes, assim como o entendimento do funcionamento afetivo que está articulado neste processo. Torna-se fundamental que o terapeuta possa usar, com segurança e eficiência, os novos instrumentos oferecidos pelo progresso constante da tecnologia da informação (Weiss, op.cit, p.127).

O computador ainda é um recurso muito pouco aplicado na clínica psicopedagógica. Também são poucas as pesquisas acerca de sua aplicação neste campo. Por isso, torna-se fundamental o estudo mais aprofundado desta matéria e o desenvolvimento de material adequado e específico.

O computador, no diagnóstico clínico psicopedagógico, entra como um recurso importante em um universo que conta com diferentes tipos de materiais. No computador, é possível perceber como o sujeito pensa, uma vez que podemos acompanhar suas atitudes e ver o resultado da sua representação na tela. O processo de aprendizagem se torna visível para o psicopedagogo através da observação dos esquemas de representação; não como expressões gráficas, mas como expressões da estrutura mental.

No espaço computacional, pode-se integrar diferentes tipos de linguagens, manipulando e simulando situações imaginárias de forma mais plástica e menos dependente de limitações psicomotoras.

Segundo Oliveira (1996, p. 156), o computador possibilita:

a observação dos tipos de relação que o sujeito cria e sua flexibilidade ou rigidez;
a leitura do sujeito quanto à construção da autonomia;

a observação da organização do seu pensamento diante da necessidade de uma estruturação prévia da mesma e sua seqüência lógica posterior;

a observação da sua estrutura cognitiva, dos mecanismos de transferência de aprendizagem;
o diagnóstico da percepção visual do sujeito e suas implicações com o seu pensamento lógico;
diagnosticar dentro de um mesmo contexto e situação vários aspectos implicados no processo de aprendizagem.

Segundo Weiss (op. cit., p.126), no diagnóstico, constata-se na relação sujeito/computador, diferentes aspectos de sua conduta cognitiva, afetiva, social, além do seu nível de conhecimento pedagógico deixando claras as interligações sempre existentes nestes âmbitos.

Devemos ressaltar que há uma condição para que o computador possa exercer este papel na clínica psicopedagógica: o psicopedagogo precisa conhecer os recursos tecnológicos para poder escolher os mais adequados a cada situação e saber ler e analisar as atitudes do sujeito diante do mesmo.

Onde conhecer softwares:

http://www.edsoft.futuro.usp.br/default.asp
O projeto Edsoft é um catálogo online de softwares educacionais que visa contribuir com a educação nacional proporcionando suporte aos profissionais da educação e alunos do ensino fundamental, médio e superior no sentido de oferecer acesso rápido, simples e de forma organizada às informações sobre títulos de diferentes áreas do conhecimento.

Onde conhecer e comprar softwares:

http://www.visaoeducacional.com.br

http://www.softmarket.com.br


Norma culta e linguagem virtual

Um aspecto importante a ser discutido

Juliane Vila Nova








Há alguns anos, o computador era algo que poucos tinham o privilégio de ter e seu uso se restringia a processar textos. Aos poucos, a internet passou a ser um meio de comunicação e vem crescendo a cada dia. Assim, começou-se a discutir sobre a influência que a linguagem virtual tem exercido sobre a norma culta.

Primeiramente, é necessário explicar que a linguagem virtual (o “internetês”) é uma espécie de mistura da linguagem escrita e oral com direito a muita abreviação, na maioria das vezes, são expressões difíceis de serem decifradas, para os que desconhecem os códigos, e servem para atender à velocidade que as conversas ocorrem, uma vez que podemos nos comunicar com vários usuários ao mesmo tempo.

Com o fenômeno da internet aumentou, e muito, o número de escritores. Apesar disso, a escrita virtual tem gerado muitas polêmicas. Uma delas é se o linguajar virtual não está transgredindo a norma culta de nossa língua. É evidente que cada vez mais usuários cometem erro de pontuação, gramática e ortografia mas, para muitos educadores a linguagem virtual não influencia de forma negativa a aprendizagem da norma culta porque uma não se dá, necessariamente em detrimento da outra. “Se você escrever de forma rebuscada nessas salas de bate papo, não estará fazendo um bom uso da linguagem, já que o meio impõe um ritmo próprio. Da mesma forma, se usar essa linguagem, por exemplo,na produção de um documento seu uso estar inadequado”, afirma a educadora Maria Ivone Domingues.

Por outro lado, muitos professores condenam a prática dessa nova linguagem, afirmando que ela prejudica a compreensão e o uso da língua culta.

Enfim, é importante que saibamos diferenciar os momentos em que devemos usar a linguagem virtual dos que podemos usar uma linguagem mais formal, não é, simplesmente, negá-la ou ignorá-la, é sim se conscientizar sobre seu uso.


FONTES DE PESQUISA

www.aomestre.com.br

www.novaescola.org.br




Olá!!!!

Olá!!!!
Até que enfim consegui fazer um novo blog!
Dani.