Infonet: Informação na Net

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Olá!!!
Já comecei a fazer a Atividade de Reflexão.
Tenho até dia 08/12 para enviá-la.
Espero que nessa reta final consiga executar tudo que ainda falta.

"O progresso científico e tecnológico que não responde fundamentalmente aos interesses humanos, às necessidades de nossa existência, perdem, para mim, sua significação".

Paulo Freire


Beijos
Daniela.

Atividade 4: Criando um site para sua escola

Atividade 4: Criando um site para sua escola

O primeiro passo é o planejamento do site. É importante descrever o que você pretende mostrar e fazer a diagramação, definindo para onde cada link (vínculo) irá apontar. Não esqueça de pensar na posição das imagens e textos, fotos, cores, links etc. Explore todas as possibilidades que você já conhece. Quando terminar sua página, publique-a na Internet. Use o espaço criado no Geocities para o Desafio.

O site da escola é:
http://br.geocities.com/dannyelapl/index.html.html

Espero que gostem!!!

“Enfrentamos, a meu ver, situação inteiramente nova em matéria de educação, cujo objetivo, se quisermos sobreviver, é o de facilitar a mudança e a aprendizagem”. Carl Rogers

Mil beijos.

Daniela.

Editor de Páginas para Internet: Desafio

Editor de Páginas para Internet

Atividade: Desafio

Olá!!!

Vamos começar nossos trabalhos: criar e publicar uma página de Internet.
Esta página foi criada com intuito de divulgar o Curso de Informática Educativa do CEDERJ.
Espero que gostem da Minha Página e que contribuam com suas dicas e trocas de informações.
Abaixo, envio o endereço da minha página.
http://br.geocities.com/dannyelapl/Infornet.html

Por favor, visitem!


Abraços,

Daniela.

Editor de páginas na Internet

Editor de páginas na Internet:

- Atividade 1: Formatando e salvando o texto
A minha primeira página do Composer foi de abertura, com o título de Informática Educativa.
Já a segunda digitei o texto abaixo:

Relações Interpessoais e a Internet

Daniela de Souza Lima

Para entender o conceito de Relações Interpessoais, primeiramente precisamos entender o significado de alguns termos como: Personalidade e Comunicação.
Define-se a Personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros, ou seja, o conjunto de características que determinam a sua individualidade pessoal e social.
A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo, mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais. Os fatores que determinam a personalidade são: herança biológica, o ambiente e a idade.
A base para a melhoria das relações interpessoais é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria, que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento.
Já Comunicação é o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar o comportamento das pessoas.
Dentre os meios de comunicação existentes, a Internet passou a ser um novo e determinante meio de comunicação que está mudando as formas de relacionamento entre pessoas.
Assim, podemos conceituar relações interpessoais como capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais.
As relações interpessoais através da Internet vêm se tornando cada vez mais complexas e refletem uma nova realidade que podemos caracterizar como mundo virtual.
Após o surgimento da Internet, várias pessoas em todo o mundo passaram a trocar momentos de sua vida real pela virtual.
Conhecer pessoas pela Internet já é mais que um fato nos dias de hoje, virou hábito entre muitas pessoas.
Num ambiente de Chat, Orkut, MSN, as amizades podem durar minutos, horas, dias ou anos. Tudo depende da disponibilidade e interesse das pessoas. A troca de informações pessoais, de
revelações individuais, da identificação com o outro através das afinidades que são descobertas entre as duas pessoas, se desenvolve de acordo com a personalidade de cada pessoa.
Através dos programas de bate-papo e do espaço livre para escrever, a pessoa sente que suas emoções podem ser expressadas e sentidas com a mesma ou maior intensidade que são sentidas na vida real.
Entretanto, a Internet que une pessoas e faz casais em todo mundo, também cria obstáculos que são próprios dos relacionamentos virtuais. A distância física é um obstáculo difícil de suportar, que termina causando tristes finais nos relacionamentos.
Outro problema nas relações virtuais é o mal entendimento do que se escreve. A pessoa é forçada a criar formas diferentes de expressão, de acordo com o assunto que está sendo abordado, já que não é possível perceber a reação da pessoa naquele momento, não se sabe o que realmente ela queria expressar.
A Internet mudou o jeito das pessoas se relacionarem. Hoje podemos compartilhar não apenas nossos arquivos e informações, mas principalmente nossas emoções e sentimentos.

FONTES DE PESQUISA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Personalidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento
VALLE, Edênio. Educação Emocional: Teoria e Prática na Escola de 1o grau, Curso Laboratório. 1a edição. São Paulo: Olho D'água, 1997.152 p.
GARDNER, H.; Kornhaber, M.; Wake, W. Inteligência: Múltiplas Perspectivas. Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Arte Médicas, 1998. 356p.

- Atividade 2: Inserindo figuras na página
Nesta Atividade fiz a Resenha do texto abaixo:
Informática na Educação no Brasil: Análise e Contextualização Histórica

O autor inicia o texto comparando as formas de utilizar o computador na educação: como transmissão de informação para o aluno ou como um recurso que possibilite o aluno criar, pensar, manipular a informação e assim construir seu próprio conhecimento.
O computador como "máquina de ensinar" é utilizado para passar a informação, ou seja, instruir o aluno. O objetivo é encher o aluno com informações e estimular a memorização através da repetição. Esta é uma forma muito usada na educação tradicional. O autor defende o uso do computador como ferramenta para construção de conhecimento. O aluno deve "ensinar" a máquina a resolver uma tarefa, através de conteúdos e estratégias. Quando o aluno usa o computador para construir o seu conhecimento, o computador passa a ser uma máquina para ser ensinada, propiciando condições para o aluno descrever a resolução de problemas, usando linguagens de programação, refletir sobre os resultados obtidos.
Nesse contexto, o professor passa a ser o mediador desse processo.
Ele tem que estar preparado para entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores sobre o conteúdo que está sendo trabalhado pelo aluno e capacitado a utilizar os softwares.
Daí a importância de se reestruturar os professores, preparando-os para esse novo papel. Só assim, eles estarão aptos a escolher corretamente seus próprios instrumentos digitais para o ensino e a aprendizagem.
Não é surpresa para os professores que já utilizaram o computador em sala de aula que este processo é longo e árduo.
Introduzir computadores, ou qualquer outro recurso tecnológico nas experiências de aprendizagem dos alunos não resulta automaticamente na melhoria da aprendizagem.
Para que haja uma maior integração dessas tecnologias no processo educativo é necessário que os professores sintam-se confortáveis ao utilizar o computador, como: explorarem recursos de ensino. Ex: software educativo, CD-ROM, Internet para identificar aqueles que possam enriquecer o seu curso; repensem o seu curso para determinar a melhor maneira de integrar essa ferramenta nos seus planos de aula; revejam os planos de aula para incorporar o uso do computador; testem os planos na sala de aula e avaliem como eles funcionam.
Muitos benefícios educacionais potenciais podem surgir com a utilização do computador nas escolas.
Mas, ainda precisamos mudar a forma de ensinar. E a mudança que todos almejam é a passagem de uma Educação totalmente baseada na transmissão da informação, na instrução, ou seja tradicional para a criação de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno realiza atividades e constrói o seu conhecimento.


- Atividade 3: Criando vínculos ou links
O Texto desta página foi:

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR NO BRASIL

A introdução da Informática na Educação, segundo a proposta de mudança pedagógica, como consta no programa brasileiro, exige uma formação bastante ampla e profunda dos educadores. Mais uma vez, a questão da formação do professor mostra-se de fundamental importância no processo de introdução da Informática na Educação, exigindo soluções inovadoras e novas abordagens que fundamentem os cursos de formação.
A outra dificuldade é apresentada pela velocidade das mudanças da Informática, criando uma ampla gama de possibilidades de usos do computador, exigindo muito mais dessa formação do professor.
O Apple foi o microcomputador disseminado nas escolas dos Estados Unidos. No Brasil, embora existissem mais de 40 diferentes fabricantes de computadores e muitos softwares e hardwares disponíveis, ele não foi adotado como o computador da Educação. A formação dos pesquisadores e dos professores das escolas acontecia nos centros de pesquisa e por intermédio de atividades realizadas conjuntamente. As dificuldades de ordem educacional e técnica eram vencidas pela união de esforços dos especialistas de diferentes áreas da universidade e dos professores das escolas que dispunham da experiência de sala de aula.
A segunda fase do processo de formação pode ser caracterizada como a formação em massa e coincide com o aparecimento e disseminação dos microcomputadores MSX nas escolas brasileiras. Para tanto, era necessário formar os professores.
A simplicidade do MSX, e o fato de não dispor de muitas alternativas do ponto de vista de software, reduziu a questão do uso do computador na Educação em dois pólos: o uso do Logo ou de softwares educacionais, como jogos, tutoriais etc. Tendo o professor optado por um desses pólos, a formação e o domínio dessa abordagem educacional era gradativa. E o professor podia se concentrar mais nas questões pedagógicas do uso do computador na Educação.
Assim, segundo uma abordagem inovadora de aprendizagem baseada na construção do conhecimento e não na memorização da informação, a introdução da Informática na Educação, segundo a proposta de mudança pedagógica, exige uma formação bastante ampla do professor. Implica mudanças na escola que poderão ser realizadas se houver o envolvimento de toda a comunidade escolar – alunos, professores, supervisores, diretores e pais.


Inicialmente tive bastante trabalho mas depois ficou mais fácil.
No Composer ficou assim:
file:///D:/Daniela/CEDERJ/Novoc%20Cursos/Inform%E1tica%202/HTML/index.html
Não sei se vocês conseguiram visualizar.

"Quando trabalha com o que se gosta, o trabalho é mais prazeroso".
Mil Beijos.
Daniela.

Editor de texto: Folder

Editor de texto - Aprofundando Conhecimento: Folder

Agora é a sua vez de

elaborar um folder. Escolha um evento importante para seu colégio: a feira de ciências, a festa junina, a feira do livro etc. Use e abuse da sua criatividade e elabore um texto. Salve o seu folder e depois exporte com pdf.

Criei um "Folder" sobre a II Feira Cultural da escola.
Nele estão os dias, horários, turmas, temas que serão apresentados na Feira.


Daniela.

PS: Não consegui publicar o Folder aqui no Blog.
Vou ficar tentando, assim que der publico.

Editor de Desenhos: Criando um Logotipo

Olá!!!
Editor de Desenhos Atividades: Criando um Logotipo

Alguns logotipos são conhecidos por todos. Seja pelo tipo de letra, pelo desenho ou pelas cores escolhidas, chamam a atenção dos consumidores.
Para se familiarizar com os comandos do Paint vamos criar um logotipo.
Pode ser seu logotipo profissional, um logotipo para um evento da escola (feira de ciências, olimpíadas, biblioteca) ou para qualquer outra finalidade.

Adorei a idéia de criar logotipos....
Esta ferramenta "Paint" é tão simples que podemos fazer tantas coisas....

Espero que gostem do Logotipo...

Beijos.

Daniela.

Editor de Desenhos: Planejando

Olá!!!
Aí está minha Atividade...
Editor de Desenhos: Planejando
Agora que você já está mais íntimo do Paint, como você acha que este aplicativo poderia ajudar em uma de suas atividades na sala de aula? Que atividade seria? Com que objetivo? Para que série? Registre suas idéias e nos envie.

Resposta: O Paint é um
software utilizado para a criação de desenhos simples e também para a edição de imagens.
Atualmente com a inclusão digital em sala de aula o uso deste aplicativo é de grande importância para tornar as aulas mais interessantes.
Assim, como acontece em várias escolas quando os alunos passam a não se interessar mais pelas atividades, está na hora de entrar com ferramentas que possam fazer as aulas ficarem mais contagiantes.
No meu dia a dia, eu utilizo o Paint como ferramenta em várias atividades pedagógicas, como criação de cartões para o dia dos Pais e Mães, desenhos a partir de um tema, atividades para completar a figura, entre outros.

Uma atividade interessante é o PROJETO AUTO-ESTIMA: VALORIZANDO A VIDA: QUERO SER FELIZ.
O Projeto fez uso do aplicativo Paint.

PROJETO AUTO-ESTIMA: VALORIZANDO A VIDA: QUERO SER FELIZ
Público Alvo: Ensino Fundamental e Médio
Supervisão: Daniela de Souza Lima
Duração: Outubro à Dezembro/2007
1) Justificativa: Às vezes, a gente se pergunta por que algumas pessoas vão mais longe avançam mais rápido e conseguem melhores resultados do que outras. Diferentes pessoas, vivendo sob as mesmas condições, têm resultados tão variáveis quanto suas digitais. Todos desejamos ser pessoas que dão certo. Então, por que tanta gente fica estagnada na vida, não se desenvolve, não chega “lá”? É incrível, mas a verdade é que muitas pessoas parecem ter uma enorme dificuldade em acreditar em si mesmas e, por isso, fazem de tudo para evitar o sucesso. Para vencer é preciso, em primeiro lugar, que a pessoa acredite em sua capacidade. É preciso querer ser feliz. Alguns autores definem auto-estima como “disposição que a pessoa tem para sentir-se competente para lidar com os desafios básicos da vida e sentir-se merecedora da felicidade”. Vivemos num mundo altamente capitalista e hoje é fundamental que nós, educadores, ensinamos nossos alunos a lutar por causas nobres, a prepará-los para a vida, sensibilizando-os de que a nossa maior missão nesse planeta é ser feliz e criar oportunidade para que os outros também o sejam. Atualmente, observamos grande número de alunos com baixa auto-estima, motivada no fato de a escola não estar conseguindo adaptar-se por completo ao perfil do adolescente que a freqüenta e pela ausência de uma família bem estruturada. Em decorrência desses fatores, os alunos apresentam-se sem motivação para as aulas, desrespeitando a escola, seus professores, funcionários, colegas e a si próprios. Dessa forma, surgiu a necessidade de sensibilizar nossos educandos, visando principalmente o sentido da auto-valorização e da valorização do outro, maximizando o prazer, o orgulho, a capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. As vitórias só têm sentido, quando levam a felicidade e podem ser compartilhados com o outro.
2) Objetivos:
- Despertar no aluno o desejo de se amar e de valorizar sua capacidade;
- Resgatar a auto-estima do aluno desmotivado;
- Reconhecer a instituição escolar como ambiente formador de seres humanos e não somente enquanto transmissora de conhecimentos, mas construtora de valores morais como solidariedade, amor ao próximo, respeito mútuo, humildade;
- Proporcionar boa convivência da comunidade escolar, atentando ao relacionamento entre alunos, entre alunos e professores, alunos e funcionários, evidenciando entusiasmo, alegria, amizade e respeito.
- Estimular a expressão e a representação das idéias;
- Explorar programas de informática para a produção de trabalhos;
- Utilizar a Internet em atividades pedagógicas: pesquisa e publicações das produções.
3) Desenvolvimento:
Na sala de Informática
Aplicativos: apresentação e uso de recursos do programa Paint- Internet: pesquisa em sites indicados pela professora.
Atividades:
Produção de material na sala de aula e na sala de informática:
· colagem com diversos materiais;
· textos informativos e narrativos;
· uso de ferramentas do programa de desenhos digitais Paint.
- PRODUÇÃO DE TEXTO: EU: Alguma, ou algumas boas qualidades, você, sem dúvida, já descobriu que existem dentro de você. Pode ser um bom atleta, ou alguém chegado às artes (música, pintura etc.), ou uma pessoa que gosta de ajudar os outros. Ou, talvez, o humor seja o seu forte e, assim, você diverte as pessoas, brincando, contando suas piadas. Ou ainda você pode ser um cidadão com espírito de liderança, preocupado com os problemas de sua escola, de sua cidade e até de seu país. Enfim, você sabe muito bem quais são suas qualidades. Mostre que tem auto-estima. Valorize-se. Fale com grande naturalidade daquilo que é seu “forte”. Por outro lado, você deve conhecer também suas limitações. Aquilo que gostaria que fosse diferente. Fale com naturalidade dessas limitações também. Mostre que se aceita e sabe conviver com suas “imperfeições”. Essa é a proposta de redação: mostrar, livremente, o seu Eu. Escreva no seu caderno.
DESENHANDO COM O PAINT: Utilizando o PAINT organizar duplas de trabalho com as crianças, que irão se revezar no computador para a seguinte atividade:
Cada componente fará sua descrição - características físicas e de personalidade, e o outro colega irá desenhá-lo no computador. No próprio Paint confeccione uma moldura para o retrato, coloque o nome da pessoa representada e suas características. Esta atividade tem por objetivo entrosar mais os componentes e também um auto-conhecimento do aluno. O professor pode organizar um espaço para guardar os trabalhos no computador, e depois publicá-los em um blog ou imprimi-los. 4 – Sugestões de Frases para serem colocadas na sala de aula: 1 - Lembre-se: "A pessoa mais especial e importante no mundo é você!” 2 - “O rio atinge seus objetivos porque aprendeu contornar seus obstáculos.” 3 - Você merece ser feliz! 4 - É difícil fazer um amigo em num ano, mas é fácil perdê-lo numa hora”. 5 - - “Onde existe uma vontade, existe um caminho”.
5 - Recursos: -Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, livros, etc; -Desenhos; -Papel ofício; - Computador; - Paint; - Internet; -Revistas e jornais; -Lápis de cor, pincéis, tesouras e cola.
6 - Avaliação:
A avaliação será feita de duas formas:
- Aula a aula por meio de observação da produção individual.
- Ao final do trabalho levando-se em conta os critérios: organização, finalização da atividade, utilização dos recursos oferecidos, concentração no desenvolvimento da atividade, e interesse na realização do trabalho.
- Bibliografia:
- VALLE, Edênio. Educação Emocional: Teoria e Prática na Escola de 1o grau, Curso Laboratório. 1a edição. São Paulo: Olho D’água, 1997.152 p.
- GARDNER, H.; Kornhaber, M.; Wake, W. Inteligência: Múltiplas Perspectivas. Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Arte Médicas, 1998. 356p.
- MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. 7ª edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. 276 p.
- DIAMOND, M.; Hopson, J. Árvores maravilhosas da mente: Como cuidar da inteligência, da criatividade e das emoções do seu filho do nascimento até a adolescência. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 310 p.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Paint

Editor de Desenhos: Modificando Imagens

Olá!!!
Aí está minha Atividade...

Editor de Desenhos: Modificando Imagens.
É muito divertido modificar imagens usando o Paint. Você pode ter imagens scaneadas ou capturadas na Internet para modificar. Solte a sua criatividade: escolha um tema pertinente ao seu trabalho em sala de aula. Procure na Internet uma imagem e faça suas modificações


1 - Busquei no Google uma imagem de um Professor:
A seguir copiei e colei no Paint.
Ampliei, dupliquei, troquei a cor, acrescentei cores em jatos de tinta, pintei, desenhei...
Modifiquei , mas sem perder o tema que adoro:

" Educação".

E saiu este desenho abaixo:










Espero que o resultado esteja ao menos aceitável.


O site de onde foi tirada a figura original é :
http://images.google.com.br/images?gbv=2&svnum=10&hl=pt-BR&q=professor&btnG=Pesquisar+imagens.


Beijos.


Daniela.


















Olá!!!

Aí está minha Atividade...

Editor de Desenhos: DESAFIOS: Que tal tentar desenhar uma joaninha ?

Resolvi começar minhas atividades pelo Paint, que é um software utilizado para a criação de desenhos simples e também para a edição de imagens.

Veja como ficou minha joaninha...





Beijos.

Daniela.

Republicar

Olá!!!
Tive de republicar tudo que havia publicado no outro Blog, porque o Weblogger não está aceitando colocar figuras, por isso não estranhem as postagens serem todas de hoje.
Tive de colocar tudo de novo...
Aqui está uma pequena mostra das atividades executadas durante o

Módulo II do Curso Informática Educativa do CEDERJ.
Beijos.

Daniela.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Módulo II do Curso de Informática Educativa

Olá!!!
Até que engfim consegui entrar no meu Blog.
Estava sem internet.
As aulas do Módulo II do Curso de Informática Educativa tiveram início dia 24/09.
Foi muito bom o encontro.
Espero concluir todas as atividades propostas.
Beijos.